fojo02
fojo01
fojo03
fojo04
fojo06
fojo05

QUINTA DO FÔJO | DATE 2018 PROMOTER Bio Castelo LOCATION Castelo de Paiva PROGRAM Farm

A Quinta do Fôjo é um refúgio natural de carácter estritamente biológico, dedicada à produção primária de espécies agrícolas, actividades turísticas, e a produção de informação sobre conteúdos ambientais.

A Quinta do Fôjo resistiu de forma ilesa à onda de incêndios que, em 2017, devastaram toda a zona de Castelo de Paiva e áreas envolventes, o que intensificou o seu carácter único e a sua importância no estudo e cultivo de espécies autóctones para reativação de espaços florestais.

A intervenção na casa armazém da Quinta do Fôjo surge acima de tudo como projecto piloto para reativação dos edifícios existentes na quinta e das lógicas de simbiose entre o construído e a paisagem, reforçando o desígnio de agricultura biológica da quinta.

O armazém foi reconstruído a partir dos recursos existentes na quinta. As pedras para as paredes em alvenaria de xisto foram extraídas da própria quinta, as argamassas são o saibro extraído da própria implantação do edifício, e a morfologia do edifício é a continuidade da lógica de ocupação existente.